FESTIVAL UM @ FBAUL

UM: Festival Internacional de Intermedia Experimental
12.13.14.15 Nov 2009Lisboa (ECV Fiat, FBAUL, ZDB & MusicBox)
www.1um1.net


USING OUR ILLUSIONS!
Entre 12 e 15 de Novembro, Lisboa acolhe o Festival UM:Festival Internacional de Intermedia Experimental, dedicado à apresentação e disseminação de práticas intermedia contemporâneas, confrontando o panorama nacional e internacional. Centra-se práticas de carácter interdisciplinar e experimental que expandem a noção de “media arte” no cruzamento de disciplinas, formas de arte, tecnologias dos media e suas implicações sociais.

Sob a forma de exposição, workshops, conversas e performances, em 4 locais (ECV Fiat, FBAUL, ZDB & MusicBox), o festival UM conta com a participação de uma pluralidade de artistas, profissionais e académicos, que nesta edição se reúnem sob o tema da “paisagem”, como mote para “usar-mos as nossas ilusões” ao ver o mundo e as nossas relações “imaginadas” com o mesmo. A paisagem, como um processo activo, de construção e mediação do mundo exterior através da experiência subjectiva, tanto informa uma percepção como nos permite agir e transformar a realidade. Directa ou indirectamente esta construção social complexa do espaço reflecte-se nas componentes do programa e estratégia curatorial.

O que acontece no UM 2009?

WORKSHOPS @FBAUL

Workshop 1: STEIM (NL) – Construir instrumentos musicais:
Workshop prático de 2-dias. Quinta e Sexta-feira, 12.13 de Nov, 11-17.00h/18.00h

Workshop 2: Prof. Ängeslevä/UdK+Art+Com (FI/DE) – Maneiras de Ver Computacionais: Workshop de Desenvolvimento Conceptual.
Workshop de 1 dia: Sexta-feira. 13. de Nov, 11-17.00h

Workshop 3: Unsworn Technologies (SE) – Megaphonebooth, Lisbon – Um Workshop Peripatético de Design de Protótipo.
Workshop de 1 dia: Sábado. 14. de Nov, 11-18.00h

Todos o workshops: FBAUL
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Largo da Academia Nacional de Belas-Artes, 1249-058 Lisboa [Chiado]
Lugares limitados. Inscrições até 11 de Nov. 17h: info@1um1.net

CONVERSAS
As conversas e os workshops completam o alinhamento do festival, fornecendo um espaço para discutir os conceitos e as temáticas por detrás do evento deste ano,
apoiando o desenvolvimento conceptual e o design de novas ideias.

Debate 1: “Desta posição”. A construção da paisagem e as inter-relações entre som, imagem, arquitectura e espaço.
Discussão com Carsten Stabenow/Staalplaat Sound System, (DE),
Quinta-feira 12 de Nov, 18-19.30h

Debate 2: “Estados e Sensibilidades Elevados”. Aumentar a Consciência e o Conhecimento Sensorial.
Discussão com Dmitry Gelfand & Evelina Domnitch (NL), + Terike Haapoja (FI),
Sexta-feira 13 de Nov, 18-19.30h

Debate 3: “Projectar Novas Abordagens para a Acção e a Percepção”.
Discussão com o Prof. Jussi Ängeslevä (FI/DE) + Unsworn Technologies (SE),
Sábado-feira,14 Nov, 18-19.30h

Todas as conversas:FBAUL
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa,
Largo da Academia Nacional de Belas-Artes, 1249-058 Lisboa [Chiado],
18-19.30h

EXPOSIÇÃO
Novas formas de arte feitas a partir de técnicas como a  visão por computador ou extensão da máquina fotográfica – como por exemplo o trabalho do premiado Julius von Bismarck, a poética instalação-vídeo Entropy, de Terike Haapoja, ou o projecto Singing Bridges, de Jodi Rose. Com André Gonçalves (PT), Jodi Rose (AU), John Klima (US/PT) CADA (PT), Julius von Bismarck (DE), Andreas Schmelas & Stefan Stubbe (DE) , Teike Haapoja (FI), Sandra Dick & Ferderic, Torsten Posselt, Benijamin Maus, Frederic Gmeiner (DE) e  performances ao vivo no dia de abertura de Rafael Toral (PT) & Staalplaat Sound System (NL/DE)
Exposição: ECV Fiat (novo espaço), Av. 24 de Julho 60, Inauguração 12 de Nov, 22h (abertura). Exposição decorre até 27 de Nov (Seg-Sex, 12-19.00h)

CONCERTOS

Dj Andre Wakko e Gasparov irão aquecer o palco para o fantástico Bass Clef, uma das descobertas que surgem da cena dubstep emergente inglesa, com o seu estilo ao vivo feito de trombone e percussão. Um grande successo no Sonar 2009, Bass Clef tem tocado ao lado de Lee Perry, Buraka Som Sistema e Benga. Whit (PT) & QuWack com Alfredo Carajilo, Gabriel Ferrandini, Tiago Morna (PT), Bass Clef, Katapulto, Infinite Livez, Team Brick (UK) & DJ Sniff (NL) ZDB, R. da Barroca 59: Sex, 13 de Nov, 22h:  8€
Mr. Gasparov(ES/PT) (live set) + Bass Clef (UK) (live set) + Andre Wakko (DJ), MusicBox, R. Nova do Carvalho 24: Sab, 14 de Nov, 23h: 8€

Mais informações:
Email: info@1um1.net
Web: www.1um1.net

Advertisements

Comments are closed.