Conteúdos programáticos

1 Enquadramento geral do workshop e exposição dos objectivos pretendidos.
1.1 Introdução aos princípios do self-publishing:
— Breve enquadramento histórico
— Processo: edição, produção de conteúdos, design, métodos de implementação (gráficos, digitais).
— Estratégias editoriais.
— Cultura digital como dinamizadora da produção editorial própria.
— Produção gráfica: xerografia e serigrafia, print on demand, pdf, novos media.
— O papel do designer enquanto editor/autor/produtor.
— Reflexão em torno de conceitos como autoria, apropriação, criação e redes de partilha e disseminação de conteúdos.
1.2 Apresentação de exemplos em suporte impresso ou digital.
1.3 Apresentação e exposição de trabalhos desenvolvidos na Werkplaats Typografie, que directa ou indirectamente se relacionem com o tema em questão.
1.4 Referências bibliográficas e audiovisuais.

2 Recolha ou criação de textos, imagens, ou outros, que se relacionem com o tema em questão e que sejam de algum modo susceptíveis de ser publicados.
2.1 Criação de uma rede interna de partilha de conteúdos entre os participantes do workshop com vista a fomentar reacções/diálogos entre os mesmos (dropbox). Esta rede terá essencialmente base digital mas poderá assumir outras formas que se julguem pertinentes.
2.1 Discussão em mesa redonda ou entre grupos, dos elementos propostos reunidos.
2.2 Selecção final dos conteúdos.

3 Manipulação dos conteúdos gerados (com manipulação subentende-se edição dos mesmos, seja na escolha da forma como são editados, como o modo em que serão publicados e concebidos graficamente).
3.1 Várias sessões de acompanhamento dos projectos em desenvolvimento.

4 Conclusão das publicações próprias individuais.

5 Criação de uma publicação conjunta, entre os participantes e o coordenador, que sirva de registo do workshop e do tema proposto.
Esta publicação irá incluir um registo de todo o processo, fotográfico e textual dividido em 4 partes:
— Registo das diferentes fases do workshop.
— Registo de cada publicação própria, acompanhada de uma breve descrição visual e textual da mesma.
— Registo dos métodos de produção.
— Registo das fontes e recursos usados.
A publicação final, para além de documentar todo o workshop, tem como objectivo a criação de uma espécie de reader alusivo à temática do self-publishing.

Advertisements

Comments are closed.